Vivemos tempos diferentes. Atravessamos possivelmente uma das maiores crises que a humanidade já enfrentou. Como toda crise, existe sempre realidade anterior, e outra completamente diferente pós-crise.
Antes de tudo, esperamos que o leitor e todos aqueles que tem o seu apreço, estejam bem, com nossos melhores votos de uma saúde vigorosa! Dito isso, é importante estar conectado com a nova realidade e as mudanças que ela impõe. Afinal, não existimos sozinhos, interagimos com pessoas, com o meio, com o ambiente, e com as organizações que compõe a sociedade. Somos partes de um contexto maior.
É justamente nesse contexto maior onde é possível observar algumas transformações sociais relevantes. Hoje, mais de 90% da população de cidades como São Paulo, utilizam máscaras em seus deslocamentos cotidianos. Em alguns locais existem além da recomendação de órgãos responsáveis pela gestão da saúde, a obrigatoriedade em lei, do uso do acessório como dispositivo de proteção e instrumento de mitigação do espalhamento de vírus.
Certamente, o uso de máscaras já faz parte do que se convencionou chamar de “novo normal”. O que ocorre é que, boa parte da população faz uso de óculos, o que em geral, quando próximo a máscara, causa uma série de pequenos desconfortos. Pois bem, pensando nisso separamos algumas dicas para evitar lentes embaçadas, e facilitar a harmonia entre a máscara e o par de óculos. Confira!
Máscaras ajustáveis
Pode até passar batido para muita gente, mas as máscaras cirúrgicas, aquelas bem características e descartáveis, tem uma pequena estrutura de metal que é maleável, essa estrutura pode se moldar ao nariz, logo abaixo da armação dos óculos.
Dessa forma, quando manualmente a máscara for moldada, se adequará ao formato do topo do nariz a ficará mais rente as maçãs do rosto, evitando um fluxo de ar quente que vem da respiração.
Outra dica importante, é: em máscaras que não são cirúrgicas, de pano, por exemplo, é possível que não haja esse material dobrável, mesmo assim, existem laços e elásticos que podem ser firmados de uma forma mais linear, deixando o tecido mais rente ao rosto.
Passando cola
Se você já tentou os passos anteriores e mesmo assim a coisa não funcionou, calma. Ainda há esperança! Uma dica bem legal é lançar mão de esparadrapos ou micropore mesmo, para discretamente, colar a parte interna da máscara na pontinha do nariz.
Com a força da armação!
Você já pode ter percebido que muito do que se pode fazer é muito mais uma questão de pequenos ajustes do que grandes mudanças, certo?
Portanto, que melhor forma de manter suas lentes limpas do que usar o que já está lá?
Explicamos:
- Puxe sua máscara o mais acima do nariz que for possível, claro, sem bloquear a visão e principalmente, assegurando que a máscara ainda esteja embaixo do queixo.
- Agora deixe que os óculos se estabeleçam logo por cima, como se fosse um descanso para a armação.
Dessa maneira, utilizaremos a própria posição dos óculos como uma força de pressão sobre a máscara.
É importante ressaltar que, é necessário sempre, uma adequação do formato do par de óculos e da máscara ao formato do rosto, as dicas prezam fundamentalmente pela segurança sanitária e pelo conforto do uso desses acessórios no cotidiano.
Lente antiembaçante
A última, mas não menos importante dica, é procurar entender se os óculos que você utiliza ou vai adquirir possuem a tecnologia de lente antiembaçante.
Em geral, essa tecnologia está associada a medidas de aplicação de proteção contra reflexo, manchas e afins.
O material utilizado na lente pode representar uma grande diferença nesse sentido, o vidro por exemplo, tem uma tendência muito maior de embaçar do que materiais como o policarbonato.
Uma escolha assertiva no momento da compra ou mesmo o entendimento que há necessidade de troca das lentes ou dos óculos como um todo, pode representar um investimento em conforto, comodidade e adaptação a nova realidade que iremos conviver, de agora, em diante.
Se a máscara fará parte da rotina, devemos aprender a conciliá-la com os óculos em harmonia, afinal, seremos nós, os beneficiados em proteção, utilidade e bem-estar!