Como escolher os óculos certos para os seus filhos?

O maior bem de um pai ou uma mãe é seu filho ou filha. Boa parte dos responsáveis querem que seus filhos enxerguem o mundo como eles o enxergam. Mal ou bem, antes de ter uma visão de mundo mais apurada, é importante que a criança possa primeiro, ter uma boa visão, uma visão de qualidade.

Seja na primeira infância, ou um pouco mais velha, escolher um par de óculos para uma criança não parece ser tarefa fácil, e de fato não é. É um processo.

E como boa parte dos processos que pais e mães experimentam, envolve muita compreensão, paciência e tranquilidade. É fundamental estar atento a criança, ela será diretamente impactada pela escolha, portanto, abrir um diálogo acessível e ponderado com seu filho ou filha é um passo certeiro na direção de uma compra assertiva, que resolva o problema e traga segurança e saúde aos olhos.

Quer saber como conseguir isso? Vamos lá!

A ótica: um parque de diversões

Uma ótica é um ambiente totalmente novo para uma criança, mas através de elementos lúdicos e divertidos, as lentes que sanam uma série de questões, também podem simbolizar uma ferramenta divertida e cheia de estilo!

Afinal, um par de óculos ganha uma outra cara quando se sabe o Clark Kent também usa.

É importante aproximar a criança dos profissionais e acessórios de uma ótica, é um ambiente riquíssimo, que pode ser aproveitado como uma experiência muito leve e envolvente.

Lentes

Como seu filho ou filha enxerga o mundo? É através do investimento em tecnologia e precisão que uma ótica de qualidade pode colocar muito mais luz, profundidade, riqueza de detalhes e percepções, no mundo dos pequenos.

O tratamento de uma lente permite que a visão da criançada seja amplamente aperfeiçoada. Com uma lente tratada para cada caso, correções, estímulos visuais e o processo de aprendizagem podem ganhar uma compreensão muito mais eficiente e assertiva.

Lentes de policarbonato por exemplo, oferecem maior índice de refração, proporcionalmente afinando a espessura de lente, além de agregar leveza e resistência no uso cotidiano. É interessante complementar sua análise de qual lente escolher, levando em conta sua capacidade antirreflexo, sua defesa contra raios UV e suas camadas que mitigam ou evitam riscos e arranhões superficiais. Além disso, é importante também fazer uma menção de destaque para lentes que filtram e bloqueiam a famosa luz de tela.

Sim, é cada vez mais comum ver crianças com celulares nas mãos e na frente de televisores e desktops durante um bom tempo. Apostar em lentes capazes de filtrar aquela luz que parte desses aparelhos e que pode ser bastante nociva aos olhos, pode ser uma contribuição primordial para o futuro da galerinha, até por ser praticamente impossível evitar essa exposição digital.

E esse trabalho de adaptação e cuidado pode ser feito inclusive, com lentes de grau, associando os efeitos corretivos, com camadas de proteção que atuam em diferentes níveis. É um conjunto que une tecnologia, análise, profissionais especializados, participação dos pais e das crianças, unindo em uma lente toda essa força a serviço da saúde e do bem-estar.

Cores e formatos

Uma ótica que se preocupa com seu cliente certamente oferecerá opções com diversas cores, personagens e formatos diferentes. Use e abuse dessa oportunidade e faça dessa escolha uma experiência muito mais interessante!

Durabilidade

Se possível, opte por um modelo que ofereça algum nível de resistência e que consiga aguentar impactos. Fatalmente durante a adaptação ao uso, haverá alguma queda, pequenos deslizes e tropeços. Um material de qualidade mitiga danos mais severos.

Criando hábitos

É normal durante as primeiras experiências com óculos, ocorrerem esquecimentos, reclamações, falta de cuidado e zelo.

Dessa forma, é importante que haja bastante paciência por parte dos pais e instrução, explicando de forma lúdica e intuitiva, a importância do acessório ser utilizado, e como um bom companheiro, permanecer longamente com a garotada.

Isso cria não só noções de responsabilidade, mas uma conexão duradoura entre os pequenos e seus mais novos pares de lentes da esperança, perante o mundo.

A importância do diálogo com as crianças

O prejuízo na visão pode ter efeitos danosos do ponto de vista físico, no desempenho acadêmico e na interação social. Portanto, um par de óculos deve ser compreendido pela criança como um acessório que pode e vai ser notado, mas não a fará excluída, pelo contrário, será uma característica única que além de trazer um toque especial ao visual vai ajudá-la a aprender mais e melhor, com o tempo. Esse entendimento ajuda a evitar a baixa autoestima, o isolamento e consequências psicológicas.

Não economize nem hesite em exercitar esse diálogo, é fundamental para eles. Cuidar dos olhos pode ser a janela de horizontes no futuro, e para que seus filhos tenham acesso as oportunidades que a vida tem a oferecer, coloque-os em contato com a saúde ocular, e ajude-os a ter uma visão mais completa e saudável do mundo, desde cedo!

Leave a Comment

Verified by MonsterInsights